Testamos a nova BMW r GS 1200

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O programa Estilo Radical testou e aprovou a nova BMW r 1200 gs 2013.Aprimorar algo que já era praticamente perfeito foi a difícil missão encontrada pelos engenheiros da marca alemã ao se depararem com um novo projeto para a aventureira BMW R 1200 GS, uma motocicleta extremamente versátil que já faz sucesso a mais de três décadas.

Aperfeiçoada, a BMW R 1200 GS foi totalmente reestilizada, manteve o típico motor “boxer” que foi redesenhado e ganhou refrigeração líquida, contribuindo para redução de ruído e gases de escape. A nova versão também recebeu um novo chassi, suspensão semi-ativa, além de aprimoramentos tecnológicos.

Tão esperada, a “grande GS” desembarca no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como autódromo de Interlagos, para o seu lançamento oficial no país. Em um evento realizado pela BMW Motorrad em meio a mídia especializada da América do Sul e nacional, nós testamos a nova BMW R 1200 GS, as primeiras impressões você confere aqui.
Tradicionalmente o motor que equipa a BMW R 1200 GS é do tipo “boxer” e assim se mantém. Redesenhado, passou a utilizar refrigeração líquida, com mistura de água/glicol. Essa alteração não foi somente realizada para aprimorar o arrefecimento do motor, uma vez que 65% da refrigeração é realizada a ar mas, sim para garantir o cumprimento às exigências futuras previstas em termos de emissão de ruído e gases de escape.

O novo propulsor de 2 cilindros opostos tem 1170cc, a mesma capacidade cúbica da versão anterior, porém, está ainda mais potente. Na antiga BMW R 1200 GS, a potência máxima era de 110 cv a 7750 rpm, enquanto o novo modelo possui 125 cv a 7700 rpm, um ganho de 15 cv que deixou essa lenda ainda mais agressiva. Não foi difícil ultrapassar os 200 km/h, ainda mais na reta dos boxes no Autódromo de Interlagos.
Outro item tradicionalmente encontrado na BMW R 1200 GS é a transmissão final por eixo cardan. Presente há 90 anos em motocicletas da marca, o braço oscilante com eixo de transmissão cardan evita manutenções periódicas e agora está posicionado do lado esquerdo, evitando qualquer contato entre o piloto e a ponteira de escapamento ao empurrar ou subir e descer da moto. O visual da moto ficou ainda chamativo quando a moto está mo descanso lateral.

The world’s most successful travel enduro is perfected.
The “BMW GS” concept has embodied riding pleasure and the desire for adventure for over 30 years. This applies especially to the GS motorcycles with the opposed-twin “boxer” engine. The “big GS” allows motorcyclists to explore the most remote corners of the world – an idea that has already inspired numerous globetrotters to set off on their travels.
But the GS was and still is much more than this. Whether sports-style cornering on winding country roads, excellent travel times due to high motorway speeds, relaxed tours with a passenger or daring rides over rough terrain – every GS has offered supreme mastery of these skills in its respective era and this won’t change with the new version.
It is the unique integrated concept of the big travel enduro bike with boxer engine, complete with authentic charm and a powerful, high-torque engine, which is loved by legions of motorcycle fans all over the world to this day. It is not for nothing that the “big BMW GS” with boxer engine has been the undisputed frontrunner in its market segment for many years and is the best-seller within the BMW Motorrad model range. BMW is now beginning a whole new chapter in GS history: the most popular travel enduro in the world has been brought to perfection.
The challenge: how to improve even more following nine years at the top.
Even in its ninth year of production, the current BMW R 1200 GS is still setting the benchmark in its segment in comparative tests with its outstanding overall concept and innovative technology. With over 170,000 units sold, it is the most successful and top-selling travel enduro in the world.
So the challenge facing the BMW Motorrad development department was considerable: to further optimise the GS – an icon of three decades – improve it in all areas and equip it with innovative technical solutions to ensure it is in good shape for the future.
The development goals of the new BMW R 1200 GS:
• Further increase performance overall – without neglecting its
well-established virtues.

• Achieve superior figures within the travel enduro segment and beyond in terms of engine and riding performance.
• Ensure preparation for the future in terms of noise and exhaust emissions.
• Suspension with top handling, optimum traction and increased off-road performance.
• Increase active and passive safety.
• Unmistakable BMW Motorrad design in typical GS style.

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